Posso usar dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo?

Posso usar dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo?

23/10/2020 às 22:35:02

Primeiro, devemos salientar que não existe atualmente nenhum método anticonceptivo 100% seguro. Pensando assim, podemos então associar métodos para aumentar a segurança de uma gravidez indesejada . A resposta é : depende ! Nem todos métodos contraceptivos devem ser combinados! 
Por isso, é importante definir isso junto com sua médica. 
Por exemplo, quem usa DIU, não deve tomar pílula oral ou pílula do dia seguinte.
A eficácia para prevenir uma gravidez depende não apenas da proteção de cada método, mas também de seu uso correto e consistente. A taxa de falha tende a ficar menor à medida que as usuárias se tornam mais experientes em um determinado método, e a consulta regular com o ginecologista tem o potencial de diminuir as possíveis falhas. Porém o risco não será zero. Porém, pode ser melhorado esse índice de falha e garantir mais proteção ao casal, tanto no caso da gestação não programada, quanto das infecções sexualmente transmissíveis; combinar contraceptivos que podem ser complementares entre si.
____
Alguns exemplos de combinações de métodos contraceptivos:
Método comportamental + Método de barreira.
▪️Comportamental: a própria mulher tem que controlar, como a tabelinha.
▪️Barreira: impedir a entrada do esperma no útero, como a camisinha.
Outra opção é combinar o preservativo com um método hormonal, como um contraceptivo oral, injetável, em adesivo, anel vaginal ou implante. ⁣
⁣____
A ginecologista é a profissional que vai ajudar a entender do que cada método te protege e qual é a melhor escolha para você.

 

Avenida Getúlio Vargas - n° 2525.
Edifício Premier Feira.
6º andar - Sala 604