DIU é melhor que Pílula?

DIU é melhor que Pílula?

27/10/2020 às 21:38:14

Não existe o melhor método anticonceptivo, mas sim o que melhor vai se adaptar a cada mulher.
A pílula é um dos anticoncepcionais mais usado pelas mulheres para evitar uma gravidez indesejada. Mas também pode ser utilizado para tratamento de acne, ovários policísticos , endometriose e etc. Mesmo assim, é possível notar uma mudança de comportamento das mulheres, pois muitas não gostam do anticoncepcional via oral, outras preferem não ingerir nenhum tipo de hormônio.
Para aquelas mulheres que não querem ter o compromisso de lembrar todo dia de tomar a pílula existem os DIUs e SIUs que são métodos contraceptivos de longo prazo que podem ser mais eficazes por dependerem menos da mulher.
Enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%.
Uma das questões que devem ser consideradas é o tempo de duração de cada método: enquanto a paciente pode permanecer com o DIU T de cobre por até 10 anos , as pílulas devem ser ingeridas todos os dias, o que é uma vantagem para o DIU. A longa duração traz maior segurança quanto à eficácia anticoncepcional, tendo em vista que, com a pílula, há risco de falha se a mulher esquecer de tomá-la, se sofrer de algum distúrbio gastrointestinal ou se tomar algum outro medicamento que possa atrapalhar na absorção dos hormônios.
Também temos os SIUs que são dispositivos intrauterinos com hormônios são eles : Mirena e o Kyleena. Nesses dispositivos, além de não termos metabolização hepática, teremos uma quantidade de hormônio menor sendo liberada no organismo do que nas pílulas.
Antes da sua escolha, é imprescindível a consulta com a ginecologista, apenas essa profissional poderá indicar o melhor método para você.

 

Avenida Getúlio Vargas - n° 2525.
Edifício Premier Feira.
6º andar - Sala 604
(75) 99967-7681